domingo, 31 de maio de 2009

Um gestor democrático

A boa liderança pode ser um ótimo exemplo para indivíduos que desejam ser líderes. Esses liderados focalizam os aspectos fortes e significativos dos líderes enquanto esses não temem ser substituídos.
O bom líder procura se empenhar e desenvolver habilidades da sua equipe, identificar e comunicar valores e o potencial de cada um, possibilitando dessa forma uma motivação permanente.
A criatividade, o carisma e o comprometimento do líder atraem liderados que por sua vez tendo um líder comunicativo, competene e corajoso cria oportunidades de forma democrática para que as pessoas desenvolvam sua autoestima e confiem em si próprios, bem como seu espírito de equipe e colaboração e assim consigam de maneira eficiente aplicar sua prática em sala de aula.
Para obter sucesso, os líderes precisam ser capazes de criar um ambiente de possibilidades, lapider talentos, descobrir novos potenciais, ajudar a construir e alcançar objetivos, metas e resultados desejados fazendo com que cada um dê o melhor de si.
Portanto, tendo como líder um gestor democrático, as escolas trabalham de maneira integrada, os professores tendem a desenvolver autonomia, criam metodologias e estratégias juntamente com a comunidade escolar, assumindo desafios, sucessos e insucessos de forma que contribuam para uma boa aprendizagem de seu alunado.
Referência
GERIR, Salvador, v.9, n.33, p.13-45, set./out.2003.

sábado, 30 de maio de 2009

Colaboração e constução coletiva do conhecimento



Com esse novo modelo de educação voltado para um mundo globalizado e competitivo, as TIC vem contribuir de forma significativa na construção de conhecimentos. Todavia esses conhecimentos devem ser construídos de maneira colaborativa. Os indivíduos precisam estar abertos e dispostos a interagir na busca de novos mecanismos que cheguem ao bem comum.

Veja o que SANCHO,2006, p.17 escreve sobre isso:
"O computador e as suas tecnologias associadas, sobretudo a internet, tornaram-se mecanismos prodigiosos que transformam o que tocam, ou quem os toca, e são capazes, inclusive, de fazer o que é impossível para seus criadores. Por exemplo, melhorar o ensino, motivar os alunos ou criar redes de colaboração. Daí vem a fascinação exercida por essas tecnologias sobre muitos educadores, que julgam encontrar nelas a nova pedra filosofal que permitirá transformar a escola atual."
Postado por Bethânia Rejanne Pinto Brito

Sites educativos gratuitos

A bibivirt é um site educativo que disponibiliza gratuitamente uma vasta quantidade de informações qualificada, atualizada e facilmente acessível, proporcionando auxílio às pesquisas escolares e servindo como subsídios para o desenvolvimento de atividades curriculares e extracurriculares. Um dos links que chama atenção é do aquecimento global, onde de acordo com os cientistas a preservação do planeta depende de medidas que estão ao nosso alcance. Esta seção pretende contribuir para conscientização e reflexão sobre o tema.
Postado por Vilma Silva Batista

Educação e Tecnologia: uma aliança necessária


As TIC são ferramentas essenciais na era da comunicação. Essas novas tecnologias ganharam espaço efetivo nas salas de aula. Computadores ligados à internet, softwere, televisão a cabo, sistema de rádio e jogos eletrônicos, são algumas possibilidades existentes que podem ser aproveitados no ambiente escolar.
Postado por Maria Gorett Lima Cunha

sexta-feira, 29 de maio de 2009

PLANO DE AULA


Clientela: 4º ano

Objetivo: Oportunizar momentos de leitura prazerosa, desenvolvendo conhecimentos acerca do conteúdo substantivo de forma significativa e expressiva.

Conteúdo: Substantivo

Estratégias: Levar os alunos até a sala de informática na escola e dividir a turma dependo da disponibilização de computadores. Sugerir que abram sites como: http://www.turmadamonica.com/, http://www.canalkids.com/, http://www.explosm.net.com/, e pedir que façam a leitura das tirinhas encontradas.

Identificar nas tirinhas os substantivos existentes e cada um deve fazer a anotação no caderno. Explicar de forma participativa o conceito de substantivo e sua classificação. Distribuir tirinhas em folhas individuais, cuja finalidade será trabalhar os substantivos apresentados anteriormente. Sugerir tema: água, meio ambiente, por exemplo. Socializar com a turma as produções e expor em varais de leitura.

Recursos: internet, caderno, lápis, borracha, folha de papel ofício, varal, professora e alunos.
Avaliação: será diagnóstica e processual, de acordo com a participação, interação e interesse nas atividades propostas.






O site http://santateresinha.com.br/ apresenta links interessantes para crianças. Ao mesmo tempo que diverte, educa. Porém, é necessário que haja uma vigilância por pate dos pais e educadores a respeito das crianças menores de sete anos de idade pois, nessa faixa etária elas tendem a compreender o mundo desde o seu próprio ponto de vista, tendo grande dificuldade de abstrair e compreender o entendimento do outro. Nesse caso, elas interpretam suas percepções como real e podem confudir a fantasia com a realidade.
O site de Ruth Rocha é rico em leitura. Lá constam poesias, indicações de leitura e páginas animadas para viajar. Para as crianças que ainda não leem podem num só click ouvir as histórias que são contadas enquanto as páginas vão passando de forma animada. Aí está o site: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias.htm

Postado por Bethânia Rejanne Pinto Brito

A internet e a educação


Dentre as várias mídias, entre os muitos meios de comunicação existentes, a internet é de grande importância para a educação pois desperta potencialidade e interação na construção do conhecimento.
Fonte: http://br. geocities.com/luzia_arteduca/
Postado por AliziauraPinto Ferreira

O uso das tecnologias em sala de aula

Cada vez mais educadores descobrem o potencial de usar conteúdos multimídias para ensinar. A nova geração de jovens já tem pleno domínio da tecnologia e a companhia de computadores em sala de aula é a nova realidade de algumas escolas.
A educação não poderia ficar de fora da revolução digital. Muitas escolas já perceberam a eficácia das novas tecnologias no ensino e levam os computadores para dentro da sala ou ensinam os alunos a pesquisarem corretamente usando a internet como ferramenta.
Postado por Ana Elma de Oliveira Almeida

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Webquest

WebQuest é uma metodologia de pesquisa orientada, em que quase ou todos os recursos utilizados são provenientes da Web. Foi proposta pelo Professor Bernie Dogde da Universidade de São Diego, em 1995.
Para desenvolver uma WebQuest é necessário criar um site que pode ser construído com um editor de HTML, serviço de blog ou até mesmo com um editor de texto que possa ser salvo como página da Web.

sábado, 23 de maio de 2009

O que é Wiki

O que faz o wiki tão diferente das outras páginas da internet é certamente o fato de poder ser editado pelos usuários que por ele navegam ou seja, o usuário pode modificar qualquer artigo. Assim o conteúdo do artigo se atualiza graças a coletividade.Os problemas que podem ser encontrados são alguns artigos feitos por pessoas que não são especialistas ou até vandalismo, substituindo o conteúdo do artigo. Porém, o intuito é justamente, que a página acabe por ser editada por alguém com mais conhecimentos.